No início do mês de julho de 2017 o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) recebeu novos alunos para cursos de Especialização no Campus Pio XI, em São Paulo, capital. Entre eles está a primeira turma de “Espaço Litúrgico: Arquitetura e Arte Sacra”, curso de Pós-Graduação Lato Sensu que está sendo desenvolvido em parceria com o Setor de Espaço Litúrgico da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O número de inscritos superou as expectativas. Oriundos de todas as regiões do Brasil, entre padres, leigos, arquitetos, engenheiros e artistas plásticos, são 40 os participantes do curso. A procura pela Especialização foi tão grande que já existe fila de espera para nova turma que será formada em 2019. Então, contará com a parceria do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard em sua organização e desenvolvimento.

Segundo Pe. Thiago Faccini, assessor do Setor de Espaço Litúrgico da CNBB, que também faz parte do corpo docente e da coordenação da Pós-Graduação, juntamente com a Profa. Elza Helena de Abreu, a intenção do curso é capacitar arquitetos, engenheiros, artistas, padres e agentes de pastoral na elaboração e execução de projetos de construção, reforma, adaptação e preservação dos espaços celebrativos em coerência com a eclesiologia própria do Concílio Vaticano II, e respeitando as normas litúrgicas. Mereceu destaque o cuidado com a constituição de lugares funcionais e mistagógicos para acolher a assembleia e poder realizar adequadamente as diversas celebrações do mistério de Cristo.

Caroline Salgueiro Fenato relatou que integra uma equipe que trabalha com Arte Sacra em todo o país, e que se matriculou na Pós-graduação em Espaço Litúrgico assim que soube da abertura do curso. Ao se formar em Arquitetura e Urbanismo, ela encontrou uma demanda que não fora prevista por ela e nem pela instituição de ensino em que se graduou: projetos de construção e reforma de igrejas. Ao pensar os espaços sagrados, aspectos como composição, funcionalidade e estética são analisados, assim como a simbologia que faz parte do conjunto. Os desafios para realizar uma obra de qualidade são múltiplos. Para Caroline, chamou-lhe atenção um dos ensinamentos transmitidos em aula pelo professor Pe. Luiz Eduardo Pinheiro Baronto: “Deus se faz presente nos vazios”.

O desafio de projetar igrejas e espaços de oração também faz parte do dia a dia de Ronei Costa Martins Silva, Arquiteto Urbanista, que até então não havia encontrado uma pós-graduação que suprisse essa necessidade tão específica. “Eu organizava o espaço celebrativo a pedido de padres e comunidades, sempre buscando tornar os ambientes mais acolhedores e reveladores. Mas faltavam subsídios, conteúdos que tornassem os projetos mais coerentes e eficientes”. Mesmo tendo cursado apenas o 1º módulo do curso, Ronei afirma já estar satisfeito com o que foi aprendido até então. “O arquiteto que assume o desafio de trabalhar em um espaço sagrado precisa buscar um tripé: conteúdo, pesquisa e vivência no espaço litúrgico, e encontramos tudo isso aqui”.