O dia 03 de julho de 2017 marcou o início do 2º Módulo da Pós-Graduação Lato Sensu em Liturgia, no Campus Pio XI, São Paulo, capital. O curso é promovido pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) em parceria com o Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. Conta com um corpo docente de mestres e doutores dedicados à pesquisa e ensino da Liturgia. Os alunos são oriundos de todas as regiões do Brasil. Esse curso de Pós/Especialização em Liturgia abrange toda a vida celebrativa da Igreja.

Pe. Hernaldo Pinto Farias, – juntamente com a Profa. Elza Helena de Abreu e o Pe. Francisco Inácio Vieira Junior integra a Coordenação do Curso –, explica que o primeiro módulo ofereceu a formação de uma sólida base teológico-litúrgica para que todos os alunos pudessem compreender os fundamentos principais da Liturgia de Igreja. Já o segundo módulo, à luz do Concilio Vaticano II, aprofundou a Sacramentalidade da Liturgia, a Palavra de Deus e sua Celebração, a Música Litúrgica e os Sacramentos da Iniciação Cristã, entre outras disciplinas. O curso contribui para que os futuros formandos possam estar a serviço das diversas Dioceses e entidades eclesiais como Especialistas. Pe. Hernaldo destaca que “o curso não tem apenas um campo teórico. Ele quer formar a pessoa que, na ação celebrativa, experimenta o mistério de Cristo”.

Pe. Fábio Carlos de Araújo, um dos pós-graduandos, destacou que uma das experiências mais gratificantes no curso é o Laboratório Litúrgico. “Poderíamos investigar nos livros a teoria, mas a vivência não está ali […]. Nas paróquias existe a acolhida e partilha do que é aprendido aqui”. O conteúdo e a metodologia do curso vão de encontro à carência que o Brasil tem de liturgistas com fundamentação teórica e prática, histórica e sacramental, preparando pessoas para atuar no ensino, pesquisa e na própria vivência da Liturgia e renovação pastoral, compreendendo os desafios e adaptações necessárias, como a inculturação da liturgia.

Outra pós-graduanda em Liturgia é a bióloga Marly Aparecida Spadotto Balarin, mestre e doutora em Genética. Além de ter feito um curso de teologia para leigos (atualmente é leiga sacramentina), ela buscou a Pós em Liturgia para contribuir com sua paróquia e arquidiocese, transformando o aprendizado em ações implementadas em seu trabalho pastoral.