Hoje, dia 5 de setembro de 2023, os membros do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, juntamente com a Igreja no Brasil, e particularmente com os monges camaldolenses, ELEVAM ao Senhor, Deus da vida, a eterna gratidão ao Pe. Dom Emanuele Bargellini, OSBCam.

Na madrugada desta terça-feira, 05 de setembro, aos 84 anos, D. Emanuele, após “ter vivido dias difíceis por conta de sua saúde fragilizada, agora vive a vida nova no Reino de Deus”. Após 4 anos do falecimento de Pe. Gregório Lutz, D. Emanuele faz sua passagem, no Mosteiro da Transfiguração, na Diocese de Mogi das Cruzes, São Paulo.

Dom Emanuele Bargellini, batizado como Sérgio Bargellini, nasceu no dia 05 de novembro de 1938, em Moggiona, Poppi, na Itália. Aos nove anos, foi aceito no Sacro Eremitério de Camaldoli, e em 22 de agosto de 1954, fez a profissão provisória, e em 14 de setembro de 1961, a profissão solene. A ordenação presbiteral aconteceu no dia 29 de julho de 1962.

Quem conheceu D. Emanuele, pode experimentar o que escreve seus irmãos camaldolenses: “O recordamos como irmão que viveu sua vida monástica camaldolense com intensidade”. Homem de Deus, que com simplicidade e doação exerceu o serviço de assistente no conselho geral e como superior geral.

Aqui no Brasil, fomos beneficiados com sua sabedoria, sua inteligência, seu amor à Igreja, seu coração acolhedor, sua capacidade de escuta e diálogo e seu grande empenho para levar adiante a liturgia querida pelo Concilio Vaticano II. Como escreveu Fr. José Ariovaldo da Silva, “Grande foi sua contribuição para a vida litúrgica no Brasil. Um amigo e irmão acolhedor, acolhido Reino da Glória por Dom Martinho Michler, Dom Isnard, Pe. Gregório, Frei Alberto Beckhauser, Pe. Reginaldo Veloso e tantos outros que fizeram a divina Liturgia brilhar como a vida da Igreja”.

Gratidão D. Emanuele Bargellini, descanse em paz!

Seus amigos e suas amigas do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard.