A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, promoverá um Encontro das Escolas e Cursos de Formação Litúrgica a ser realizado no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, Crato (CE), no segundo semestre de 2018. No contexto da comemoração dos 50 anos de Medellín e à luz do Concilio Vaticano, o objetivo é encontrar caminhos para a formação litúrgica como imersão no Mistério da fé:

  • priorizando as práticas celebrativas das comunidades;
  • por meio da participação nas celebrações como fonte da espiritualidade cristã;
  • no exercício da reflexão e da produção do conhecimento em vista de uma práxis litúrgica renovada, para a plenitude da vida em Cristo.

Os participantes do Encontro são pessoas comprometidas com a formação litúrgica, representativas das entidades convidadas, promotoras da vida e da formação litúrgica no Brasil.

Sobre a Comissão para a Liturgia

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia visa sustentar, alimentar, orientar dentro da Igreja do Brasil, tudo aquilo que se refere à atividade litúrgica em seus três setores: a Pastoral Litúrgica, a Música Sacra e a Arte Sacra, o espaço sacro. Cada uma das três partes, dos três setores da única comissão, trabalha em conjunto com assessores próprios e com encontros periódicos de programação e avaliação. A Comissão é formada por Dom Armando Bucciol, Bispo de Nossa Senhora do Livramento (BA) e seu Presidente, por Dom Edmar Peron, Bispo Auxiliar de São Paulo, por Dom Geremias Steinmetz, Bispo de Paranavaí, (PR). A Comissão se reúne periodicamente, com a finalidade de manter este serviço à Igreja do Brasil.
Fonte: Radio Vaticana. A voz do Papa e da Igreja em diálogo com o mundo. Cidade do Vaticano, 13/11/2015.