Após um período de hospitalização, em que enfrentava a batalha contra o câncer, faleceu ontem, dia 19 de maio, José Reginaldo Veloso de Araújo, aos 84 anos de idade.

Ele fez parte do grupo de reflexão que contribui no Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Era mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia.

Reginaldo Veloso foi presbítero na Arquidiocese de Olinda e Recife, onde exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Muito contribuiu para o Setor de Música Litúrgica da CNBB com suas composições, muitas das quais inseridas nos Hinários Litúrgicos da CNBB e diversos hinários de paróquias e dioceses e cantadas nas celebrações litúrgicas em todo o Brasil.

Participou da elaboração do Oficio Divino das Comunidades, hoje utilizado para marcar a páscoa diária de muitas comunidades no Brasil.

Reginaldo nos ensinou a importância de centrar nossa vida no essencial: Jesus Cristo e consequentemente o amor e dedicação aos pobres e necessitados. Estes ensinamentos foram traduzidos em práticas em favor dos oprimidos e expressos com arte, beleza e sobriedade nas poesias, nas melodias, enfim no canto e na música com “rosto” brasileiro.

Nossa eterna gratidão, Reginaldo Veloso!!!

 

Por: Ir. Veronice Fernandes, PDDM – Coordenadora do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard