Sinopse da obra

Enquanto não se publica no Brasil a última edição do Missal Romano, cujo original latino data de 2002, é de bom alvitre que o clero e todos que se ocupam de liturgia em geral, disponham das novas normas que precedem o Missal, as Instruções Gerais, como se diz tecnicamente.

A obra apresenta a versão oficial para o Brasil dessas Instruções e enriquece-as com o comentário de um abalizado liturgista espanhol. Além de sublinhar as novidades da edição de 2002 em comparação com a anterior, de 1975, indicando a correspondência da numeração entre elas, os comentários aprofundam as razões teológicas e históricas que estão na raiz das opções rituais feitas pela autoridade competente a fim de manter vivo o espírito da liturgia, levando em consideração as exigências e conveniências ditadas pela atualidade.

Há muitas obras de excelente qualidade tratando da Eucaristia e de sua celebração. No entanto, para a compreensão do verdadeiro espírito da liturgia, é preciso voltar sempre aos textos litúrgicos nas formas concretas que assumem na celebração, para o que é de muita ajuda esta obra publicada por Paulinas Editora.

Fonte: In: https://www.paulinas.org.br/loja/instrucao-geral-sobre-o-missal-romano-1